O berimbau é um instrumento de corda de origem angolana, também conhecido como berimbau de peito em Portugal ou como hungu em Angola e em grande parte do continente africano. Em Angola, também é conhecido por m'bolumbumbae é utilizado entre os quimbundos, ovambos, nyanekas, humbis e khoisan.
Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde é utilizado para acompanhar uma dança/luta acrobática chamada capoeira.
No sul de Moçambique, tem o nome de xitende.
No Brasil, também é conhecido por urucungo, urucurgo, orucungo, oricungo,uricungo, rucungo, ricungo, berimbau metalizado, gobo, marimbau,bucumbumba, bucumbunga, gunga, macungo, matungo, mutungo, aricongo,arco musical e rucumbo. O instrumento é conhecido por ser tema de uma canção popular de Baden Powell de Aquino, grande violonista brasileiro. A letra da música foi escrita por Vinícius de Moraes. Considerado um dos maiores percussionistas do planeta, Naná Vasconcelos especializou-se em instrumentos brasileiros, em especial o berimbau, inclusive expandindo a sua técnica. Preservado na Bahia até o presente, o berimbau sempre foi um souvenir típico do estado, vendido aos turistas muito mais como adorno que como instrumento - colorido e enfeitado, bem diferente daquele que os capoeiristas utilizam.